29 setembro 2014

BláBláBlá - Livros e sua opinião


Olá pessoal. Nossa faz tanto tempo que não trago um assunto para discutir entre nós, que estou ate perdida (um pouco) aqui. Hahahaha
Notaram que a coluna se chama "BláBláBlá", onde expressarei alguns assuntos que pode, ou não, gerar polemica. 
Como não sou de meias palavras e se tiver que falar, falo e pronto (ate xingo. Às vezes. - que fique bem claro- RS). Mas que muitas vezes é de suma importância abordar tal assunto. Então por que não.
Esta coluna já é antiga, porem com outro nome (Assuntos a falar), destinei a dar uma nova aparência e nome e por isso a partir de agora se chamará BláBláBlá, por que os assuntos são diversos, e nem sempre o bendito agrada alguém. Melhor nome impossível!


Para reinaugurar a coluna decidi trazer um assunto que vi e li na internet, há muito tempo. Onde o assunto gerou um imenso rebuliço e deu o que falar, é sobre um site que fez um post falando sobre "10 Livros para Idiotas". Onde ele citou essa lista, deu sua versão dos fatos e considerou, que quem leu não passava de um IDIOTA.
Triste não. Infelizmente o cara fez a maior burrice da vida dele, em falar e generalizar todos que os leu (a lista que ele fez), uns idiotas. Talvez alguns de vocês lembrem-se do acontecido, e vão entender mais ou menos.
O colunista que fez a postagem citou tais livros: Saga Crepúsculo, Cinquenta Tona de Cinza, Harry Potter (é, ele considerou livro pra idiotas), O morro dos Ventos Uivantes, entre outros que não estou lembrada. Mas me parece que havia ate biografias e clássicos no meio.

Agora eu me pergunto e talvez vocês estejam se perguntando: "Quem é ele para falar que SOMOS idiotas?" Ate porque como já disse, ele generalizou.
Ele pra mim não passa de um NADA. Pronto! 
Eu leio o que eu quero (assim como você), pode ser desde clássicos, Best Sellers e gibis não importa. Lemos por que gostamos, por que queremos. E não porque somos IDIOTAS.
A leitura é uma maneira de trabalhar com nossa cabeça, ou melhor, neurônios. Deixando-nos, ou ate mesmo, nos ensinando nas escritas, falar, conhecer (por que não importa qual livro leia, ele terá uma palavra que o levara a procurar saber o significado. Assim deixando-o conhecedor.), aprender a raciocinar (quem aqui gosta de thriller, sabe bem do que estou falando), mantendo a cabeça, a cultura e fala mais aprimorada.
Então, me fale: Onde esta a leitura para idiotas?
Sendo que, com qualquer leitura se aprende mais do que sabemos. Sempre haverá algo em qualquer leitura que nos ira surpreender Não importando qual gênero, idade, sexo, biografia e etc. Qualquer leitura é valida, ate os rótulos de produtos. Não é!

Quem sou eu para TE DIZER o que é bom pra você, ou não. Quem sou eu pra criticar o gênero ou livro que esta lendo? Quem sou eu para dizer que você é IDIOTA por que leu tal livro?
Acredito que todos tenham sido educados em casa. Acredito-me que sua mãe te ensinou a respeitar o próximo, não importando ele ser: Negro, pardo, japonês, gay, etc... Não é. Então quem sou eu ou você para dizer que outros são idiotas por gostar de Crepúsculo? Ou então do 50 Tons de Cinza? Ou Harry Potter? 
Então, deu pra entender não é. Nunca chame ninguém de idiota por ler um livro, ao contrario; agradeça. Pois é pelos livros modinhas, Best Sellers que hoje há grandes leitores, grandes autores, grandes repórteres, etc...
Respeite ao próximo. Se você não gosta e acha idiota, a opinião é sua. Agora, não ofenda quem gosta isso é feio e mesquinho. É parte de uma pessoa mal amada, e sem educação. Devemos respeitar a opinião dos outros, sim. Mas nunca a opinião de uma pessoa que generaliza e ainda por cima fala mal desta forma. Pois quem começou com a falta de respeito foi ele, e eu estou apenas me defendendo, e defendendo a todos os leitores que assim como eu sentiram-se feridos.
Leitura é valida, não importa como e onde e gênero, o importa é gostar, e sentir-se feliz.

Agora abordando o mesmo assunto, mas que ocorreu nos comentários. Pessoas defendendo com unhas e dentes a tal leitura julgada como idiota. Por exemplo: "As outras são sim idiotas, mas Harry Potter não é.”.
Espere você esta fazendo complô com o colunista, pois esta defendendo somente a obra que te cabe, cadê o seu respeito aos outros?
E pra piorar, teve infelizes que concordaram com o colunista em tudo. Serio, eu morro e não vejo tudo nesta terra. 

A Moral disso tudo dito é: O que pode ser bom pra mim, para você talvez não.
O que foi péssimo pra mim, pra você pode ter sido ótimo.
Cada leitor tem uma forma diferente de ver ou absorver o que foi lido. E por isso devemos respeitar ao próximo e sua escolha. E não ficar falando asneira, fazendo sua mãe passar vergonha. Tshi,tshi,tshi. isso é muito feio. Alem do que o IDIOTA vai passar a ser você com tais atitudes.

Acho que eu disse o que desejava, caso vocês queiram conferir a postagem coloque no google o tema que abordei e no famoso site bula revista. 
Bom pessoal é isso. Eu dei a minha opinião sobre, nos fale a sua. Você julga alguém por que não gosta de um livro que você ama?
Já aconteceu de alguém vir a te ofender por que não gostou de determinada leitura? Nos conte. Queremos saber.

Beijokas para que fica...


18 comentários:

  1. Oi Aninha, tudo bem?
    Eu soube dessa postagem. E como mega fã eterna de Harry Potter fiquei triste em vê-lo nessa lista, risos... E não me importa o que digam adorei os filmes da Saga crepúsculo, ainda não li os livros, mas já vi e revi os filmes algumas vezes, eu adoro vampiros e esse filme me ganhou na hora!!!! Morro os ventos Uivantes é um clássico, fiquei triste também!!!!!!!
    Enfim, não sei porque disseram isso, mas se gostar dessas histórias incríveis é ser idiota, eu sou uma idiota de marca maior!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila,
      realmente. Cada um tem seu gosto, tem a sua forma de sentir-se ao ler qualquer livro. Opinião controversas a nossas são boas, desde que um respeite a opinião do outro. E quando li a esta reportagem, achei um cumulo generalizar tais leituras e as pessoas que o leem.
      Leitura é valida, não importa o gênero, leitura nos engrandece. Isso é o que importa.
      Obrigada pela sua visita.

      Excluir
  2. Oii,

    HAHAHA Eu vi esse texto desse cara e minha reação foi rir, de pena dele.
    Eu odeio esse negocio de julgar as pessoas pelo o que ela lê. Já fui muito julgada por gostar de 50 tons, porque as pessoas não gostam, diziam que era uma leitura errada. Não sei o que é uma leitura errada, eu leio aquilo que me faz bem. Fico tão revoltada quando vejo algo do genero que perco a linha hahaha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      essa foi a minha reação também. Pois este tipo de pessoa, mostrasse egoista e sem um pingo de educação.
      Não devemos nunca julgar as pessoas, não importa se é por causa da cor, religião, politica ou nacionalidade, e muito menos leitores. Devemos respeitar. Como disse na postagem, cada leitor é diferente do outro, temos formas diferentes de pensar, de analisar e de opinar sobre uma historia ou genero, sendo ela boa ou ruim. E não devemos nunca julgar outros por suas escolhas.
      Como você disse que foi julgada por ler 50 tons. Ola? Quem é a pessoa para te julgar ou dizer que a leitura é errada.
      Disse e repito, leitura é valida não importando gênero. Se a pessoa acha errada, o problema é dela, mas não venha julgar as pessoas que gostaram. E se for para criticar algo que se coloque no lugar, e meça as palavras. O respeito vem acima de tudo.
      Sim, ficamos revoltadas quando algo assim acontece, mas somos superiores. Sabe por que? Por que respeito o nosso semelhante.

      Obrigada pela sua visita

      Excluir
  3. Ola Ana lindona
    Para começar totalmente desnecessário o fato dele publicar essa lista ( idiota dele ) fala sério existem diversos gêneros de leitura e cada um tem seus próprio gosto por eles, afinal existem parâmetros para julgar de idiota . Cada um deve respeitar os gosto e opinião de cada seja nos livros, religião e tudo mais. A base de uma boa convivência sempre será o RESPEITO. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce,
      sim, foi bastante desnecessário ele fazer tal postagem, não importasse qual livro fosse. Não deveria julgar e muito menos generalizar. Por este motivo trouxe o assunto, por que achei um cumulo.
      Por exemplo, só por que eu achei uma determinada leitura um tanto sem pé e nem cabeça, por que não gostei, vou sair por ai denegrindo quem gostou. Eu tenho meu ponto de vista e minha opinião, assim como outros também. Como disse: cada um interpreta da forma que quiser. E nem por isso ou sair por ai falando mal.
      Respeito a opinião dos outros, assim como desejo que respeitem a minha.
      Como você disse: A base de uma boa convivência sempre sera o RESPEITO. Não digo somente de leitores, mas sim de uma opinião geral.

      Obrigada flor pela sua visita.

      Excluir
  4. Oi Ana, quando vi essa lista tive vontade de arrancar a cabeça do sujeito e esmagar. Quem ele pensa que é para julgar dessa maneira? Uma coisa é você já ter lido e não ter gostado, outra é chegar e falar que todos que já leram são idiotas. Para ele ter uma opinião tão formada sobre esses livros deve/deveria ter lido né? E de acordo com a "matéria" ele estaria no grupo dos "idiotas", O GRANDE eu diria!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem? Na época que saiu eu vi essa lista, e simplesmente, minha reação também foi rir... fala sério!? Uma pessoa que se julga no direito de achar as pessoas que leem determinado livro, para mim não é nada além de um idiota. Achei um absurdo, mas não dei crédito, pois acho que o principal motivo de um babaca escrever algo assim é para gerar polêmica, sendo que ele com certeza nem deve saber do que está falando. Enfim, eu leio o que quero, há livros que eu não gosto, mas mesmo assim não saio julgando que o lê... pode ser o pior livro do mundo para mim, mas para alguém pode ser o melhor.

    Gostei da coluna e de trazer assuntos para que possamos debater, acho que trás uma dinâmica maior.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana

    Adorei o texto, a sinceridade, deixando tudo em pratos limpos à mesa. O colunista foi totalmente infeliz com seu post e o pior é que eu vejo pessoas assim em diversos ramos. Esses dias li uma crítica de '12 Anos de Escravidão' em que o autor do post estava julgando o filme pelo trailer. Se ele estivesse fazendo um post sobre expectativas baixas e tudo mais seria uma coisa, mas ele estava detonando o filme sem nem ao menos assisti-lo. Um completo babaca que se diz crítico. Além do mais, me entristece muito ver que até alguns autores (que se acham os melhores, desculpem) se doem por conta dos best-selles e livros do momento. Sério, qual o problema das pessoas quererem ler o que elas bem entendem? O mundo tá do jeito que tá por conta da intolerância com o próximo e por existirem pessoas que se preocupam mais com o (desculpe o termo) cu do vizinho, do que com sua própria vida e isso pode ser visto e percebido em vários aspectos. No mais, adorei a coluna e sobretudo o tema que abordou nela.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. eee tema bom! hahaha
    Eu lembro de ter visto essa lista e de ter ficado passada com o que li. Sabe o que ele me pareceu? Um desses elitistas quadrados que acha que literatura é coisa para uma pequena minoria. Fala sério!
    Harry Potter, Crepúsculo e 50 Tons tem um grande mérito em comum: chamaram a atenção de um novo público para a leitura. Isso é ótimo para o nosso país - e para o mundo -, porque leitura é cultura, não importa de qual tipo seja. Também não lembro dos demais livros da lista, mas esse cara devia se envergonhar de disser que é um leitor. Ele é um idiota, só isso.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Ana, nem fiquei sabendo dessa postagem. Que ideia mais infeliz... só pode ser um completo imbecil pra se dar ao trabalho de escrever uma coisa dessas. Pois é... a gente realmente morre e não vê tudo... quando a gente pensa que não vai piorar me vem uma pessoa e surpreende todas as nossas expectativas - só que para o mal! Respeito é o mínimo, enquanto não houver respeito ao próximo vai ser mesmo difícil esse mundo melhorar. Estou em choque aqui.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Giulia Ladislau, 24 anos, idiota-mor. Na boa, soca a cara dele! Odeio esses preconceitos bobos e desnecessários. Idiota é ele que tá procurando atenção enquanto Stephanie Meyes, EL James e JK Rowling tão nadando em rios de dinheiro. Vai te catar, seu animal!
    Eu sou contra essa hierarquização da literatura. Cada um lê o que quer, quando quer, como quer. O importante é ler. Eu não gosto de clássicos, não curto fantasia, não leio terror de jeito nenhum. Se você gosta, bom pra vc, pra mim não funciona. E a gente se respeita, e tá tudo certo. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana
    Conversar sobre temas polêmicos, discutir ideias e argumentar é comigo mesmo! Assim como você não sou de meia-palavras. Falo o que deve ser dito.
    Esse indivíduo fez um post tão desprezível quanto ele. Eu tenho pena dele! Pra mim, ele é uma pessoa carente de audiência e por isso, resolve polemizar para ganhar views e espaço na mídia. Idiota é ele por compartilhar de pensamentos tão mesquinhos e retrógrados. Eu me lembro que as justificativas dele eram tão generalizadas e ideias de falho senso-comum que fazia dó. Ele fi ignorante ao falar de livros que ele desconhecia. Ignorante porque não leu nenhum livro ali mas chamou os leitores de idiotas.
    O problema da humanidade é achar que o diferente deve ser condenado. Ninguém é obrigado a gostar dos mesmos livros, das mesmas músicas e ninguém pode impor seu gosto e preferências e achar que o mundo deve lhe obedecer.
    Se houvesse mais respeito no mundo e as pessoas cuidassem apenas da sua vida, sem se preocupar se fulano é negro, pobre, gay, lê 50 tons e gosta de funk, o mundo seria outro.
    É triste perceber que avançamos os anos e ainda encontramos humanos, ignorantes, que se acham falsamente superiores aos outros, racistas, homofóbicos e preconceituosos! ´
    Adorei o post ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Flor! Tudo bom?
    Lembro que quando estava lendo 50 Tons, fui muito apontada por amigos e tudo o mais com relação a ler a história, e odeio isso, de verdade. Não sou de apontar muito menos criticar a leitura da pessoa, pois acho isso uma extrema falta de respeito. Já li a saga Crepúsculo também e não tenho vergonha nenhuma de falar que li. Você apenas falar "acho que não vou gostar" ou "eu li e não gostei" é uma maneira saudável de você discutir sobre o assunto ou até mesmo explicar os pontos do porque você não gostou, agora chegar e falar que são livros para idiotas?! É mais um cara que quer criar polêmica e fica lendo livros gigantes pra se achar super foda, é isso que ele é, poser que não tem o que fazer da vida. UFF, deixa eu respirar porque esse cara me tirou do sério, de verdade. Gostei muito da sua coluna e vou continuar conferindo, com certeza, até comecei a seguir o blog para não perder nenhuma postagem mais! Parabéns por voltar com ela e trazer o assunto á tona <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana tudo bem?
    Eu lembro muito bem desse reboliço que aconteceu, esse lista é simplesmente ridícula e desculpe dizer mas idiota é quem a fez. Pra mim todo livro tem algo a nos oferecer, uma mensagem a nos passar, nos ajudar a ter uma visão melhor do mundo, interpretar melhor as coisas, escrever melhor e se o livro não lhe oferecer nada disso ele consegue por meio da leitura exercitar o seu livro, você não sai perdendo. Acho que esse é uma coluna muito importante no seu blog e uma das mais maneiras por podermos debater sobre temas polêmicos, você está de Parabéns!
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee, primeiramente parabéns pela ideia da coluna, muito interessante. Acho que acima de tudo respeito é sempre bom e cabe em todos os lugares, criticar uma pessoa por causa do livro que ela lê realmente é muito ridículo, leitura é um dos melhores instrumentos para a mente que existem e como você mesmo disse: quando você vê uma pessoa que lê, agradeça, não importa qual seja o gênero, é tudo leitura kkkk. Acho que estes tipos de pessoas gostam é realmente de chamar a atenção para si, me recuso a acreditar que uma pessoa em boa consciência pensaria uma coisa dessas kkkkk. Enfim, adorei a postagem rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana admirada!

    Não fiquei sabendo deste absurdo de lista, concordo com você quem é esta pessoa para julgar e tachar os outros de IDIOTAS por terem esta ou aquela obra? Onde fica o livre arbítrio? Não sei quem é idiota se os leitores ou ele, pois se IDIOTA significa pessoa desprovida de inteligência, falta de discernimento ou estúpido, ignorante, vou ficar com estas palavras que parecem designar muito bem o colunista e as pessoas que defenderam a tese ridícula dele.
    Como você, sou de opinião que o importante é ler e arriscar conhecer outras possibilidades e formar sua opinião e não importa o tipo de literatura, aliás em minha resenha dos Tons de Cinza, defendo o fato de tantas pessoas terem lido a trilogia, afinal para se adquirir o hábito da leitura é preciso ler o que se gosta.
    Amei sua crítica e sua sempre forma corajosa de se expressar que admiro muito.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu li o texto na época do rebuliço, mas eu levei a matéria meio que na brincadeira, pq vamos pensar, ele citou O morro dos ventos uivantes, que voltou a virar moda por causa de Crepusculo hahaha! E por causa disso n levei o texto tao a sério... Ele apresenta alguns argumentos la, que eu achei engraçadinho de uma forma ironica, e deixei passar.
    Nao posso acreditar, afinal, que qualquer pessoa ache que leitura pode ser considerada para idiotas. Talvez levar totalmente a sério uma leitura seja meio idiota (eu julgando haha), mas imagino que estariamos falando desses que vc comentou, que acha que sua saga preferida não é idiota, mas os outros sao. Na real foi mais ou menos isso isso que eu entendi do texto aehaeuahue!

    De qqr forma, acho importante vc ressaltar esses pontos. Idiota é julgar, seja a leitura, sexo, opção sexual, cor, marca de roupa... Vamos cad aum cuidar da propria vida, vamos? AHuhe! =D

    ResponderExcluir