03 novembro 2014

A Última Vítima - Tess Gerritsen

Resenha por: Ana Zuky
Título: A Última Vítima
Autor(a): Tess Gerritsen
Editora: Grupo Editorial Record
Selo: Record
Gênero: Suspense Policial
Páginas: 384
Compre: Amazon  /  Cultura  /  Submarino / Americanas
Compare: Buscapé
Nota:


Quando a família adotiva de Teddy Clock, de 14 anos, é massacrada e o menino torna-se o único sobrevivente, a detetive da polícia de Boston Jane Rizzoli é chamada para investigar o caso. Descobre que a morte cerca o menino: sua família biológica também foi assassinada. Por causa dessa estranha coincidência, Jane logo leva Teddy para Evensong, uma escola isolada no Maine que protege crianças que perderam suas famílias de forma violenta. Porém, o passado de Teddy revela semelhanças assustadoras com as tragédias de outros dois alunos do colégio, Will Yablonski e Claire Ward. Estariam os três adolescentes, já tão marcados pelas cicatrizes da violência, seguros dentro dos portões de Evensong? 

A Última Vitima é aquele livro de suspense policial que leva o leitor ao estremo. Ele começa contando a historia de Claire uma adolescente com seus 13 anos de vida. Ela mantém uma vida noturna que não sabemos o porquê ate o exato momento em que chegamos a Evensong.
Em uma das saídas dela, os pais adotivos vão atrás e por casa disso eles são assassinados, de uma maneira bastante catastrófica, primeiro o carro passa por uma batida ocasionada, e logo em seguida o assassino chega e atira na cabeça deles, e quando chega a ela, algo acontece e ela acaba sendo salva, por alguém.
Logo após sermos apresentados a Claire conhecemos Will, que por um acaso enquanto estudava o céu na noite, seus tios que o adotaram após a morte de seus pais, foram assassinados, de uma forma trágica, onde a casa em que dormiam foi consumida pelo fogo. Que também foi salvo por alguém.
Após essas duas historias para nos entrosar aos acontecimentos a seguir somos levados a outro caso, só que agora vamos direto e sem intervalos. Começamos conhecendo a detetive Jane Rizzoli, que se encontra na casa da mãe que prepara o vestido dela para o casamento da própria mãe. Logo após Jane é chamada para um caso, onde houve aios homicídios, e somente um garoto sobreviveu. Mas ate o momento nada parece ser o que é.
O garoto a sobreviver, era filho adotivo do casal, que tinha outras crianças na casa que junto foram assassinadas, que ele somente sobreviveu por se esconder em um vão na cama onde seria impossível acha-lo.
História que começa a pegar fogo e o suspense começa a nos atingir quando a detetive Jane descobre mais dois casos parecidos com o do Garoto Teddy. Neste exato momento começa a correria contra o tempo, para saber a ligação que esses três adolescentes tem.

Confesso que sou louca por suspense policial, pois este tipo de leitura nos dá a oportunidade de fazer parte da historia, como um detetive extra para ajudar no caso, ou nos casos. Junto o leitor é transmitido pelas paginas, e ali ficamos tentando montar o quebra-cabeça que nos é posto.
No geral o livro não dá em nenhum momento dicas ou algo que possamos ligar a situação, pois de uma forma bem narrada às pistas são bem escondidas e que apenas no final conseguimos entender a razão de tudo, e descobrir quem e o porquê de toda aquela situação.
O gozado desta historia é que é apresentado o mal, de duas formas, a humana e a sobrenatural, e você fica se perguntando. Será uma historia com assunto sobrenatural? Ou será outra historia de serial killer? E estas respostas são somente reveladas no final.
Esta ai uma leitura que vai te prender deste a primeira pagina ate a ultima, e que ira te desafiar na montagem do quebra-cabeça, e assim de todas as maneiras você sempre acabara surpreendido. Por que na verdade você leitor não saberá, e isso foi o que mais me intrigou. Rs
O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos da à liberdade de saber o que acontece ao redor, nas cenas fora e dentro da escola Evensong. Uma ótima forma de nos manter alerta a tudo e a todos.

O livro é no formato pequeno, e não no tradicional. O que me irrita um pouco, pois a editora lança livros com tamanhos diferentes e na hora de ajeitar a estante fica uma confusão danada.
 A capa tem relação com a história, bem intrigante e desperta curiosidade do leitor. A Diagramação é simples, com fontes no tamanho normal. Já na revisão encontrei alguns erros que me fizeram reler o trecho. O bom que são apenas três erros que encontrei.
Indico a leitura? Mas é claro que sim, este livro por enquanto foi o melhor policial lido neste ano por mim. Alem do que, ele me surpreendeu com a história e com o final. Fez-me ficar boquiaberta e fascinada.
Espero que tenham gostado da resenha e sintam-se a vontade para falar sobre.

Beijokas para quem fica...

16 comentários:

  1. Estou louca por esse livro, assim como estou doida por outros lançamentos da editora. Amo livros com suspense policial, e essa onde de uma possível sobrenaturalidade me chamou mais atenção ainda. Parabéns pela resenha.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!

    Sou fã de livros de suspense e investigação policial. Nem preciso dizer que esse já está na minha lista de compras, não é mesmo? Fiquei meu chateado ao saber que haviam erros na revisão, mas paciência, ninguém é perfeito! Parece ser um livro de tirar o fôlego *-*

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem? Eu adoro livros policiais e ia até solicitar esseblivro. Fiquei feliz que gostou e vou acabar pedindo mesmo. Adoro esse suspense e investigação que tem nesses gêneros.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Não sou muito fã de romance policial, mas essa me deixou um pouco curiosa. Gosto desses livros que tem mais de um caso e as histórias guardam relações entre si e precisamos descobrir o que cada caso tem em comum. Também achei legal o que você disse se os assassinatos e homicídios são devido a alguma força sobrenatural ou por um serial killer, deve ser bem instigante não saber ao certo.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  5. Ai, Ana! Achei muito, muito, muito sinistro! Gosto de policial, mas esse aí me incomodou, acho que vou ficar com medinho, a começar por essa capa. =/
    Achei engraçado vc comparar o leitor a um detetive extra, também me sinto assim. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bom?!

    Nunca li nada da autora, mas como é um dos meus gêneros favoritos tô querendo comprar ou pedir de aniversário. Não decidi ainda. Pena que tenha erros na revisão, a editora é super cuidadosa com isso =( Mas pela sua resenha deve ser um livro sensacional!!!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bem???

    se gostei de sua resenha claro!!!!! Fiquei super interessa.... o enredo é entrelaçado e totalmente chamativo, fiquei bem curiosa pela leitura desse livro.... esse laço com um pouco de sobrenatural me atrai e muito... quero descobrir essa escrita e me aventurar nessa investigação... gosto dessa sensação de interação e de desvendar os mistérios e enigmas propostos na história... achei super válido tudo o que disse... quero... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ana, eu gosto de suspense policial também, mas são poucos os autores que me agradam, eu aprendi a ler com Sidney Sheldon que amo, então comparações são inevitáveis e me tornei exigente no gênero.
    Tess é uma autora muito bem avaliada, mas ainda não dei uma chance aos livros dela.
    Uma característica que encontrei aqui e que prezo muito é quando o autor consegue esconder bem as pistas, isso torna a leitura uma verdadeira investigação.
    Eu gostei dessa dica, e ela foi aceita com muito prazer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Ola Ana livros policiais realmente nos fazem entrar na história como mais um investigador, estamos sempre tentando resolver , adorei essa mescla de sobrenatural e serial que mistura eletrizante , fiquei ansiosa para ler e ver o final do livro . Uma pena esses erros na revisão. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana
    Eu amo romance policial. É um dos meus gêneros favoritos. Acabei uma leitura que me levou ao extremo tambem. E isso é muiito, é maravilhoso na verdade, quando o autor nos coloca como integrantes da equipe de investigação e precisamos coletar algumas pistas deixadas nos capítulos. Adorei o enredo do livro e a Tess é super elogiada, mas eu ainda não li nada dela. Eu adorei a forma como a trama foi conduzida e fiquei bem interessado ( :

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tudo que essa capa não me causa é curiosidade hahahah me arrepio só de ver.
    E vai, adianta ai se o livro tem sobrenatural, porque ai eu já desanimo. Não gosto quando as histórias policiais tem explicações de outro mundo, acho que perde totalmente a graça!
    Mas gostei MUITO da premissa. Pena que alguns erros passaram na revisão e esse formato pequeno, arg. Odeio ele!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!!

    Fiquei com medo da capa e se não fosse pela sua resenha ia querer passar longe do livro... rs... mas depois do que você escreveu, me pareceu meu tipo de policial, que foca mais na investigação do que na violência, então fiquei interessada nele. Se eu conseguir superar meu medo da capa, que foi agravado por ela ter relação com a história, vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana,

    Estou atrás de livros policiais, bom fiquei bem curiosa com essa historia, são vários assasinatos que de alguma forma se encontram? Bom gosto muito de detetiveso meu prefiro é o Myron, foi o único que li até agora, mas mesmo assim ele é o meu favorito! PRetendo colocar na minha lista de leituras com certeza!

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Nossa curto muito suspense policial e esse livro parece ser ótimo, só no final que fica sabendo se o mal é sobrenatural ou um serial killer, fiquei inda mais curiosa em ler essa história.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro, mas pensei que fosse de terror, mas é de investigação policial, suspense e eu amo esse gênero, vou logo procura-lo na net pra ver se consigo compra-lo logo.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  16. Que pena estes pequenos detalhes/defeitos. Tinha tudo para ser um livro perfeito!
    Achei a capa sensacional e a premissa me deixou master curiosa.

    ResponderExcluir